- retrato de pablo picasso
guache sobre papel branco
Após a exploração de temas urbanos e cotidianos, emerge na obra do artista o interesse pelo movimento e pela dança. Nos desenhos mais recentes, corpos se contorcem e se estendem, e o arabesco se torna elemento central. Delineados por uma linha contínua e fluida, os corpos parecem flutuar em um espaço próprio, livres do peso, suspensos em gestos que capturam instantes de impulso e tensão.
Essa linha sinuosa não apenas traduz o movimento: ela intensifica a sensualidade das figuras. Curvas se enredam, braços e pernas se alongam em combinações inesperadas, sugerindo corpos híbridos, múltiplos, quase metamórficos, que desafiam a rigidez da forma tradicional. Do arabesco surgem também retratos, ampliados e animados pela ondulação da linha, conferindo às faces uma vitalidade inquieta, como se cada traço contivesse a memória do gesto que o gerou.
A obra, assim, constrói um diálogo entre corpo, espaço e tempo: o arabesco é ao mesmo tempo expressão e narrativa, deformação e poética, força e delicadeza, em um contínuo fluxo que prende o olhar e convoca a imaginação.
menina de costas em uma rua de são paulo
guache sobre papel
antes do coito
cabela de mulher
primitiva composição livre
mulher abrindo as nádegas
Para transcrever os efeitos da luz em seus desenhos e gravuras, o artista recorre a sombras densas e contrastes incisivos entre o branco e o preto. As imagens que representam a figura mítica do Minotauro cego, conduzido por uma jovem, surgem inicialmente em linhas claras e firmes, mas aos poucos se deixam envolver por uma noite cada vez mais espessa, de onde irrompe a brancura da guia — ela mesma portando um pássaro, símbolo de fragilidade e esperança.Num desenho a tinta, datado de outubro, o tema se aprofunda: os pretos assumem gradações sutis, que se alternam com áreas de branco preservado, produzindo um efeito de claridade onírica. A cena noturna deixa de ser mera representação e torna-se experiência sensível, quase ritual: o Minotauro avança no coração da escuridão, e ao redor dele se forma um halo de luz impossível, uma iluminação que parece vir de dentro da própria imagem.
pintor na paisagem
mulher diante da morte








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