Pessoalmente eu sempre gostei do cubismo. Confesso que o que primeiro me atraiu a arte da Pintura foi o fato de eu poder por meios plasticos explorar a abstração em forma poetica. Fiquei primeiro fascinado pelo surrealismo, pelo seu caracter gotico e pelo mundo insondavel dos sonhos. Assim, por causa dessas soluçoes plasticas, e por culpa do filme Modigliani, paixão pela vida, eu tinha um certo desprezo pela arte de Picasso, e não me envolvia a procurar saber sobre o Cubismo mais do que eu podia me lembrar da escola nas poucas aulas de arte que tinhamos.
Por conta propria ao buscar entender essa fascinante corrente, me deparei com o caracter revolucionario da obra de Picasso, e alcancei todo o movimento que nasceu das ideias plasticas desse homem.
O Cubismo me fascinou pelo seu aspecto decorativo. Sempre me envolveu de alegria a arte da decoração, porem eu estudava nessa epoca a cor com afinco, e por isso, o aspecto do desenho a que eu chamo decorativo, ou seja, minha ideia particular de decoração não.tem nada haver com.a visão mediocre e imbecil dos burgueses, e sim, o aspecto do desenho em si, me.levou a meditar sobre a obra de Chagall e Matisse, porém a obra de Picasso, assim como a de Klee, Mondrian, Miró, Braque e, outros, deliberadamente me trouxeram ao genesis do traço e da propria materia, ou seja, o que me faltava era a linha, e eu só pude emcontrar essa linha depois de encontrar o movimento Cubista dentro de minha lógica abstração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário