quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Ça veut certainement dire quelque Chose

dessins sous forme d'esquisses
pour travaux futurs

hommage fixe à Pablo Picasso : le cubisme des formes déconstruites



autoportrait dans un style surréaliste




version primitive du sexe anal homosexuel



deux personnages ayant des relations sexuelles au milieu de la rue




version d'un visage
cubisme presque ornemental




deux femmes nues : abstraction




une construction grecque abstraite



une femme : visage dans le jardin



figures d'amibes surréalistes








couple nu marchant dans la rue


formes abstraites primitives


Catálogo Raisonné Provisório de “Ça veut certainement dire quelque Chose”

Autor: Gabriel de Ataíde Lima 



 Lista de Obras

| Nº | Título ou descrição                                                  | Técnica / estilo (inferido)            | Comentário visual / interpretação                                          |
| -- | -------------------------------------------------------------------- | -------------------------------------- | -------------------------------------------------------------------------- |
| 1  | Hommage fixe à Pablo Picasso: le cubisme des formes déconstruites  | Desenho / esboço, cubismo              | Formas fragmentadas e faces desconstruídas, homenagem explícita a Picasso. |
| 2  | Autoportrait dans un style surréaliste                             | Desenho / traço livre, surrealismo     | Traços que distorcem o rosto, misturando real e onírico.                   |
| 3  | Version primitive du sexe anal homosexuel                          | Esboço abstrato / simbólico            | Provocativo, uso de formas sugerentes, não literal.                        |
| 4  | Deux personnages ayant des relations sexuelles au milieu de la rue | Esboço narrativo / figurativo-abstrato | Duas figuras em cena pública, tratamento simbólico / estilizado.           |
| 5  | Version d’un visage — cubisme presque ornemental                   | Desenho cubista / ornamental           | Face fragmentada com ornamentos, linhas decorativas.                       |
| 6  | Deux femmes nues : abstraction                                     | Abstração figurativa                   | Redução das formas femininas a curvas, volumes mínimos.                    |
| 7  | Une construction grecque abstraite                                 | Abstração arquitetônica                | Colunas e formas clássicas reinventadas em geometria desconstruída.        |
| 8  | Une femme : visage dans le jardin                                  | Figurativo + natureza estilizada       | Rosto de mulher se mesclando ao jardim, fusão figura / paisagem.           |
| 9  | Figures d’amibes surréalistes                                      | Abstração biomórfica                   | Formas orgânicas que lembram microrganismos, surrealistas.                 |
| 10 | Couple nu marchant dans la rue                                     | Figura estilizada / esboço             | Duas figuras nuas caminhando, com ênfase no movimento e no contorno.       |
| 11 | Formes abstraites primitives                                     | Abstração pura / primitivismo          | Formas geométricas simples, quase arqueológicas, traços brutos.            |



 Comentários gerais e diretrizes interpretativas

 Alguns títulos revelam intenções explícitas (ex: homenagem, estilo cubista, provocação erótica), o que sugere que o autor encontra nas imagens um lugar de experimentação temática e formal.
 A alternância entre figuras humanas, arquiteturas e formas abstratas mostra uma busca por articulação entre o figurativo e o abstrato, entre corpo e símbolo.
 Em algumas obras, especialmente nas que lidam com erotismo ou nudez, o traço tende ao simbólico e ao sugestivo, evitando detalhamento explícito.
 A presença de “versões primitivas”, “construção abstrata”, “figures d’amibes” indica influências do surrealismo, do biomorfismo e do expressionismo, em diálogo com a tradição moderna (Picasso, dadaísmo, arte concreta).
 Em muitos casos, a ausência de dados técnicos (material, data, dimensões) impede atribuições definitivas; seria ideal obter essas informações do autor ou dos arquivos originais.


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